Como é feita a cirurgia de implante capilar por Dr. Julio César Yoshimura

A necessidade de ter uma bela aparência exige que algumas pessoas acabem optando por tratamentos estéticos invasivos. Neste caso, profissionais como Dr. Julio César Yoshimura, tem o objetivo de trabalhar promovendo a beleza por meio da cirurgia plástica. A busca por uma bela aparência esta cada vez mais intensa na sociedade contemporânea.

Neste contexto, os cabelos passaram a ocupar lugar de destaque ainda maior e  isto fez com que surgisse um aprimoramento nos tratamentos que visam garantir a tão sonhada “cabeleira”.  .

Nota-se um aumento significativo no número de homens e mulheres que se submetem aos mais variados tipos de tratamento contra a queda de cabelos e calvície, que vão desde tratamentos clínicos e até os mais invasivos como a cirurgia de transplante capilar.

Em resposta a esta necessidade, profissionais como o Dr. Julio César Yoshimura têm se aprimorado e desenvolvido técnicas modernas, que visam obter os resultados desejados com melhor conforto e menos risco ao paciente.

A cirurgia de Transplante Capilar existe há muito tempo, mas atualmente  estão muito mais aprimoradas. Inicialmente, desde os anos 50 até os 80, os transplantes  eram realizados com tufos de cabelos, na qual os resultados tinham o aspecto de “cabelo de boneca”.

Cirurgia de implante capilar por Dr. Julio César Yoshimura

Atualmente, a técnica mais moderna consiste em se retirar unidades foliculares individualmente, permitindo resultados mais naturais. Deste modo, a cirurgia de transplante capilar tem ganhado cada vez mais adeptos em ambos os sexos, que encontram na medicina a solução dos problemas. A calvície ou Alopecia Androgenética é causada por uma herança genética, sendo mais comum em homens, mas afeta ambos os sexos.

Basicamente, é realizada uma cirurgia de retirada de unidades foliculares da região da nuca e laterais da cabeça, que não são afetadas pela calvície e transplantadas para as áreas calvas.

O procedimento é considerado de baixo risco e com baixo índice de complicações, se realizado por profissionais especializados e membros da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIRURGIA DE RESTAURAÇÃO CAPILAR. A cirurgia é realizada com anestesia local com ou sem sedação, em pacientes com a calvície em estágio já estabilizado.

Não há a necessidade de repouso no pós-operatório, apenas evitar o esforço físico excessivo por um período de 15 dias. Os fios implantados começam a cair com 30 dias e retornam o seu crescimento com 60 dias, orienta, Dr. Julio César Yoshimura.

Técnicas para implante capilar

Existem hoje duas técnicas para a realização do Transplante Capilar: FUT e FUE. Na técnica FUT é realizada a retirada de uma faixa de couro cabeludo da área doadora, que abrange a região posterior da cabeça. Após esta retirada, a ferida é suturada com fios, que serão retirados com 7-10 dias. A faixa então é recortada em múltiplos pedaços até a individualização de cada unidade folicular que será implantada na área calva individualmente.

Na técnica FUE, não existe  a necessidade de corte e sutura porque as unidades foliculares são coletadas individualmente com micro punch de 0,8 a 1,0mm de espessura. Trata-se de uma técnica mais artesanal e exige-se muito mais do cirurgião e equipe, mas quando bem executada, proporciona resultados incrivelmente naturais, além de um pós-operatório mais confortável.

Com a evolução técnica de alguns cirurgiões do Brasil e alguns países do mundo, podemos esperar resultados excelentes e extremamente naturais de transplante capilar com a técnica FUE.

Muitos homens e mulheres já  recuperaram sua autoestima com um transplante capilar bem executado e, com a evolução técnica dos cirurgiões habilitados e a evolução tecnológica dos aparelhos O, este número vem crescendo cada vez mais.

Sobre Dr. Julio César Yoshimura

O Dr. Julio César Yoshimura é um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da International Society of Aesthetic Plastic Surgery e da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar. Para conhecer mais seu trabalho, entre aqui.